Hackers, o Segredo por trás das telas que ninguém te conta(Revelado)

Uilblognews
6 min readOct 19, 2018

Muitas pessoas tem certo receio dos Hackers, no entanto em sua grande maioria, as pessoas não sabem que na verdade o Hacker geralmente é o “mocinho” da história. É muito comum as pessoas associarem crimes cibernéticos como roubo de senhas, clone de cartões de crédito, invasões de sistemas, tombamentos ou interrupções de serviços em sites a Hackers.

O Hacker é comumente confundido com o Cracker que é o “mau elemento” dessa história toda. Bom, vamos às definições básicas.

Hackers

São pessoas que tem conhecimentos aprofundados na área de informática, desenvolve softwares e hardwares de computadores. Eles desenvolvem novas funcionalidades para os softwares, aprimorando sua segurança, confiabilidade, escalabilidade e uma serie de outras funções. Os Hackers não são criminosos como a mídia propaga por ai, muito pelo contrário, usam o seu conhecimento em benefício da população ou de um bem comum

Um termo muito falado hoje em dia na era da informática e tecnologia da informação é a segurança da informação. Os dados de uma empresa é um dos ativos mais valiosos que ela pode ter e proteger essa informação é vital para a saúde da empresa. Por esse motivo as empresas investem pesado na segurança da informação e até contratam Hackers para verificarem se o sistema da empresa existe alguma falha de segurança ou até propor soluções e medidas para proteger melhor seus dados.

Crackers

São pessoas que também tem conhecimentos aprofundados em informática, sobre tudo em sistemas, redes e algoritmos de programação. A grande diferença entre os Hackers e os Crackers é que os Crackers usam seu conhecimento para roubar ou destruir. Eles de fato usam o conhecimento para causar o mau à população ou algum órgão publico ou privado. Muitos desses criminosos não têm interesse em dinheiro, muita das vezes eles querem apenas fama. E como conseguem isso? Simples! Se um desses criminosos conseguir derrubar o Google, por um minuto que seja isso para eles já é um grande avanço considerando que o Google com certeza deve ter um sistema de segurança praticamente inviolável.

Bom, de modo geral, os ataques desses criminosos são para roubos que lhe irão beneficiar, principalmente monetariamente falando.

Ataque de um Cracker

No ano de 2000, um ataque ficou bem conhecido e marcado na história. Um laboratório de pesquisa em Washington, Estados Unidos foi invadido por um Cracker que roubou dois terços do código-fonte de um software que era responsável pelo controle dos misseis teleguiados. As autoridades dos EUA até conseguiram rastrear de onde veio o ataque, que na verdade veio de uma universidade na cidade de Kaiserslautern, na Alemanha, porem o invasor com codinome “ Leaf “ nunca foi encontrado.

Os cyber ataques a sites de empresas, governos ou até pessoas físicas como eu ou você (claro que se você for uma pessoa famosa, melhor ainda) são bem comuns. Esse tipo de ataque pela internet esta a cada dia mais rotineiro, nesse exato momento estão acontecendo uma série de ataques pelo mundo a fora. O Brasil é o 6º pais que mais sofre ataques de acordo com uma pesquisa feia pela empresa de segurança Kaspersky.

Ainda não esta cadastrado na lista vip para receber artigos? Não perca a chance cadastre-se agora mesmo

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

Veja alguns dos ataques que teve por ai

Ataque ao Pentágono

O Pentágono em 2013 sofreu um ataque contra seu sistema ultrassecreto. A invasão foi feita no projeto de aviões de caça F-35 que fazia parte do programa armamentista mais caro dos Estados Unidos. A China foi acusada desse ataque pelo Governo dos EUA

Vazamento de dados das olimpíadas

A Agencia mundial Antidoping afirmou que teve seu sistema invadido por um grupo de hacker russos, isso aconteceu pouco tempo depois das olimpíadas de 2016. Os Cyber-Criminosos tiveram acesso a uma base de dados que continha resultados de exames de testes dos atletas, além de informações médicas confidenciais, inclusive dados sobre a ginasta Simone Biles e as tenistas Serena e Venus William chegaram a vazar. A invasão aconteceu por meio da tática Phising, essa técnica é usada em envio de e-mails ou semelhantes, onde a pessoa clica em algum link malicioso disfarçado de falsas promessas ou cobrança de banco e etc.

Windows sendo atacado (novidade!).

Um dos maiores ataques que já teve, com certeza foi o já conhecido Ransomware WannaCry e NotPetya. Em 2017 Eles se espalharam rapidamente se aproveitando de uma brecha nos sistemas Windows que estavam desatualizados. Essa invasão criptografava o HD do sistema inteiro, Os dados ficam disponíveis, porem inacessíveis. Os criminosos pediam pagamentos em Bitcoins para poder devolver os arquivos dos usuários, o Bitcoin é comumente utilizado como resgate nesse tipo de crime, pois é muito mais difícil de conseguir rastrear os bandidos.

Esse ataque provocou um prejuízo superior a bilhões de dólares, afetou desde usuários comuns até empresas, hospitais públicos, bancos, operadoras e etc.

Porque ninguém ouve falar de Cracker?

Bom, embora exista essas duas denominações Hacker e Cracker, ainda existe outras denominações como lammers (aprendiz de hacker) e os phreaker (é o hacker do sistema telefônico), que utilizam a rede para ganhar conhecimento e praticar pequenos delitos ao burlarem os sistemas informáticos e de telefonia.

O termo Hacker é muito mais difundido, a Mídia sempre vai usar o termo hacker até porque existem ainda mais três classificações para o termo hacker que seriam:

  • Hackers White-hat, → Hacker do Bem
  • Hackers Black-hat -> Hacker do mal (mesmo que Cracker)
  • Hackers Gray hat -> Hacker meio termo, ora ele faz o bem, ora o mau.

O termo Cracker foi criado em 1985 pelos próprios Hackers, esse termo foi criado em defesa aos bons hacker que agiam de forma licita, o termo Cracker(ou cracking) é um termo da língua inglesa que significa “aquele que quebra” , no caso.. que quebra sistemas e etc.

Conclusão

O termo Hacker sempre estará em evidência, é um termo mais fácil de falar, a pronuncia sai mais bonita, e as pessoas sempre vão usar. O Termo Cracker, só será usado por quem é da área mesmo, você nunca vai ver uma pessoa de humanas ou da saúde falando Cracker, vão achar que ele ta falando é de craque (a Droga) mesmo rsrs.

Mas os Hackers bonzinhos existem e estão trabalhando para manter nossos sistemas seguros longe dos ataques dos Crackers.

Vamos fazer nossa parte, não criando senhas fáceis para nossos e-mails como 123456 ou 654321 ou ainda data de aniversário ou semelhantes. Há!! Não vamos esquecer a engenharia social, que é uma técnica usada frequentemente, mas não contra os sistemas tecnológicos … Mas isso é história para um ouuuutro artigo.

Espero que tenha gostado

Não deixem de curtir Nossa Pagina no Facebook

E não deixe de se cadastrar na nossa lista vip logo aqui abaixo

Espero que tenham gostado nos vemos em um próximo post.

Até mais.

Originally published at https://uilblognews.com on October 19, 2018.

--

--