Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Nunca Estude Lógica de Programação até Você Entender Esse Segredo Nunca Revelado Pelos Desenvolvedores Profissionais

A Lógica de programação é o termo mais falado quando o assunto é desenvolvimento de software e realmente é um estudo altamente importante para se entender o que está escrito nos códigos dos programas. Antes de te contar o que realmente os desenvolvedores profissionais não te contam sobre o mundo de desenvolvimento, você sabe o que é  lógica de programação? 

O que é e para que serve Lógica de programação

Todo software desenvolvido é escrito linha a linha e esse código é chamado de algoritmo. Algoritmo é uma sequência lógica para que o software funcione da maneira desejada.  Todos nós seres humanos pensamos logicamente todos os dias, mas é tão automático que nem percebemos. 

Vamos a um exemplo bobo, porém beeem educativo rsrs. Todo dia quando acorda, você tem uma rotina a ser seguida e muito provavelmente a primeira coisa que você faz é abrir os olhos, levantar-se da cama e talvez ir ao banheiro fazer suas necessidades básicas.   

Lógica de programação para iniciantes na programação

Você já tentou acordar e ir ao banheiro de olhos fechados? Ou ainda, uma coisa um pouco mais bizarra: Acordar, fazer suas necessidades ali mesmo, e só depois abrir os olhos e ir ao banheiro? Isso realmente é um exemplo engraçado, mas a lógica de programação realmente funciona dessa forma. Eu poderia dar vários exemplos como esse, pois a lógica como um todo esta em todo lugar. 

Existe uma forma lógica de escrever os códigos e caso você não escreva coerentemente, muito provavelmente seu código vai quebrar. Ah! e os detalhes importam e muito.. .

Mas o que é mais importante que lógica de programação?

Depois de um tempo já trabalhando com programação descobri que lógica de programação nunca foi um problema para ser um desenvolvedor, pois como no exemplo contado acima, já nascemos com pensamentos lógicos, desde criança, mesmo que inconscientemente. 

O que separa uma pessoa que consegue se desenvolver como um excelente profissional de programação e uma pessoa que vive em um amor platônico por essa profissão é a forma como você se vê profissionalmente.  

Muitas pessoas não conseguem entrar na área de programação por conta de bloqueios mentais, acham que não são capazes ou que somente pessoas extremamente inteligentes e matemáticas são capazes de galgar uma profissão de desenvolvedor de software. 

O endeusamento descabido da profissão Programador

Eu percebo que algumas pessoas que desejam entrar nessa profissão, colocam ela em um pedestal, algo que seja impossível ou quase impossível de se conseguir, e isso os afasta mais ainda de conseguir seu objetivo. Não existe nenhuma profissão que não possa ser alcançada com seu devido esforço.  

Vejo jovens brilhantes desistindo dos seus sonhos apenas porque encontraram alguma dificuldade no meio do caminho, em termos técnicos, um bug no código, um exercício que não conseguiu resolver ou uma tela que não se ajusta da forma que era previsto.  E sinto informa-los que isso é apenas a pontinha da pontinha do iceberg, mas a boa notícia é que, não sei em outras áreas, mas na tecnologia sempre tem alguém disposto a te ajudar.  

Nós da tecnologia somos solucionadores de problemas e está em nosso DNA solucionar desafios e se te ajudar é um desafio, com total certeza alguém vai topar esse desafio. 

Barreiras mentais a serem quebradas para entrar em programação

Existem algumas barreiras mentais que devem ser quebradas se você deseja se tornar um programador e não apenas mais uma pessoa sonhadora sem objetivos. 

Vou listar abaixo as  3 principais barreiras que você deve quebrar hoje mesmo se realmente quer se tornar um programador profissional. 

Barreira do desconhecido

Toda mudança gera desconforto, e o medo do desconhecido é um sentimento totalmente normal, porem esse medo nunca pode ser um freio que te impeça de andar para frente. A zona do conforto é conhecida, quentinha e agradável, mas te leva às profundezas do buraco negro e você nem percebe (Forte e dramático neh! rs). Por outro lado a zona do desconforto é insegura, desconhecida e, lógico, desconfortável, mas é a única forma de crescimento, conhecimento e experiências inimagináveis. 

Quando inicie na área, trabalhava com suporte técnico e pedi a migração de área para o meu chefe.  Eu fiquei com medo? Com toda certeza! Ainda mais que ele me falou assim “Você tem certeza que você quer ir? Lá tudo é diferente”. Só faltou ele fala isso: ” Olha! Caso não dê certo lá, não poderei te chamar de novo para trabalhar aqui comigo”, mas eu sabia que se não desse certo, dali seria direto pra rua.. E aqui estou hoje. (Obs: depois de um tempo eu sai daquele empresa, mas por outros motivos)

Barreira da Insegurança

A insegurança é uma das principais barreira que temos no início, pois como é tudo novo não sabemos como será, quais desafios enfrentaremos e um monte de coisas novas que surgirão à nossa frente. 

Mas olha… a insegurança faz parte, principalmente no início da carreira dev.  Uma dica que dou é para se concentrar em um problema de cada vez, não seja ansioso com problemas quem nem se quer surgiram ou talvez nem surgirão.  

Barreira Síndrome do impostor

Essa barreira é bem comum de acontecer, porém não pode se rotineira. 

A síndrome do impostor ou síndrome da fraude, basicamente é  quando você sofre de uma inferioridade ilusória achando que não é capacitado e subestima às suas próprias habilidades, achando que não é digno de esta ali e que só está ali por um acaso e que logo menos alguém descobrirá sua farsa. 

Isso acontece pois você está em algo novo, um novo desafio e você achou que fosse difícil de fazer, porem foi mais fácil do que imaginava e por conta disso acha que aquilo foi um acaso e quando vier um desafio mais difícil com certeza não conseguirá resolver. 

Esse pensamento deve ser banido da sua cabeça, porque se você está ali o mérito é totalmente seu e se conseguiu superar o desafio é porque é totalmente capaz e não simplesmente um acaso. 

Se a lógica de programação não é importante, o que é então?

Opa! Pera lá! Eu não disse que a lógica de programação não é importante. O que eu disse que apenas dedicar seu tempo a estudar lógica de programação não vai te levar ao sucesso profissional. 

Para você ter sucesso na carreira de desenvolvedor, é necessário está com a mente aberta a novos desafios e saber lidar com as barreiras que mencione acima pois elas realmente atrapalharão o seu crescimento profissional. 

A Lógica de programação é uma habilidade que você pode exercitar diariamente, não somente com programação, mas também com jogos interativos. 

Conclusão

Além de toda a parte mental que mencionei aqui nesse artigo e as Soft skills que está nesse outro artigo, os cursos online são extremamente importantes para aprimorar o seu conhecimento. 

Nesse caso, se você quiser dar um passo a mais na sua carreira, vou deixar o link de um curso de programação que vai te ensinar do básico ao avançado pra você já sair criando seus próprios projetos. 

Não deixe de estudar lógica de programação que é muito importante, mas também invista um tempo para a sua saúde mental, pois como dizem por ai, se a cabeça não pensa o corpo padece.

Espero que tenha gostado desse artigo.  E se gostou deixe um comentário logo aí abaixo para podermos discutir mais esse assunto e clica no botão de compartilhar para mais pessoas também terem acesso a essa informação.

Ah! não esquece de me seguir nas redes sociais, nos vemos em um próximo artigo. 

Até lá ;). 

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Uilan S. Souza
Uilan S. Souza

Uilan, criador do Blog UilBlogNews formado em Analise e desenvolvimento de sistema pela Fatec, Desenvolvedor Web. Apaixonado pela tecnologia e por passar seu conhecimento adiante, o conhecimento deve sempre ser compartilhado só assim poderemos evoluir