Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Como estudar programação sozinho

Como estudar programação sozinho

Se você é uma pessoa totalmente iniciante na programação, talvez você ja tenha se perguntado como estudar programação sozinho. Quando iniciei também tive essa dúvida.  O fato é que, assim como em qualquer mercado, a programação exige foco e determinação.

Bom, eu ja passei algumas dificuldades na área da programação e vou te dar algumas dicas que me ajudou muito a conseguir aprender a programar e não somente em uma unica linguagem mas em qualquer outra

Tenha um objetivo  claro

Antes de aprender a programar você precisa ter um “porquê” da programação. Seria o porque você gosta de programar, talvez o status de programador ou seria pelo dinheiro?  O seu objetivo deve ser claro, caso contrário não conseguirá continuar, pois para aprender a programação requer dedicação. O ideal é que seu objetivo seja a paixão pela profissão de desenvolvedor.

Aprenda lógica de programação

Embora possa parecer clichê, mas é altamente essêncial que você aprenda lógica de programação, pois toda linguagem parte da lógica. A sua primeira linguagem de programação deve ser a lógica. Se você não optar por esse caminho, sua jornada vai ser mais árdua e dolorosa além de você se desmotivar com as adversidades que irão surgir na sua longa jornada.

Comece pelo começo

Meio contraditório, no entanto você não deve pular etapas. Quando alguém decide estudar programação, sempre vem à cabeça começar a aprender primeiro HTML e na verdade HTML não é, e nunca será a maneira correta de iniciar os estudos.  Se você quer realmente estudar programação sozinho deve começar por lógica de programação, ela é a base para todas as linguagens de programação.. sem contar que.. não sei se te falaram mas HTML nem é linguagem de programação.

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Escolha a área de atuação.

Quando você ja estiver craque em lógica de programação, você deverá escolher se prefere trabalhar com Front-end (aplicações web, sites e etc) ou se Back-end (Criação de sistemas, Api e etc). Quando você estiver estudando lógica de programação, já vai começar a despertar interesse por uma das duas opções, claro que nada impede que você trabalhe nas duas vertentes.

Escolha a linguagem perfeita

Bom, se você escolher trabalhar com Front-end, muito provavelmente terá que aprender Javascript, HTML, Css, React, Angular e um monte de outras coisas relacionadas à interface, por outro lado se escolher trabalhar com Back-end, poderá trabalhar com Python, PHP, JAVA entre outras… Há também as linguagens “coringas” onde é possível trabalhar tanto no Front como no Back, como é o caso de Javascript, PHP além de outras.

Escolha a linguagem de programação perfeita para você

A linguagem perfeita tem que ser perfeita para você, é necessário que você se sinta bem trabalhando com essa linguagem… Eu por exemplo, comecei por PHP.

Não se cobre tanto

Nunca se compare com outros programadores, cada um tem uma história, uma experiência de vida. É natural que você encontre programadores que programem muito melhor que você, e ta tudo bem com isso. É até injusto com você se comparar com outras pessoas, você deve apenas se comparar consigo mesmo.  Compare a sua evolução, dessa forma sim você estará fazendo progresso.

Crie bons hábitos

Existem muitos programadores com péssimos hábitos e depois que uma rotina se tornar hábito, é difícil de mudar. Então, já que você esta iniciando agora, crie bons hábitos. Não crie gambiarras no meio do código, porque isso lá na frente vai te custar muito tempo para dar manutenção ou algum outro colega programador que for da manutenção em seu código.

Crie projetos pessoais

Uma coisa que me ajudou a evoluir muito foi criar pequenos projetos, algo que você goste. Um jogo, um sistema ou algo do tipo, ou ainda se você não tiver uma ideia do que construir, procure na comunidade do Github, lá sempre tem projetos open source que você pode contribuir.

Crie projetos legais, algo que você goste.
aprena a estudar programação sozinho

Outra coisa que me ajudou muito foi pegar projetos de cursos que já fiz e refazer da minha maneira, ou então melhorar aquele projeto e de quebra você pode colocar como seu portfólio.

Não desanime

No meio do caminho talvez você desanime e o que vai fazer você se manter firme e motivado será o seu propósito, o seu objetivo. Todo o seu esforço será recompensado. Não existe recompensa sem dor.  No Pain No Gain. Então continue focado, lembre-se qual foi o motivo que te fez começar, pois é esse exato motivo que fará você não parar. Estudar programação sozinho é uma habilidade que todo programador deveria ter. Pense nisso!

Conclusão

A jornada Dev não será fácil, você terá que estudar e praticar muito e de fato, algumas vezes da um desânimo, mas na vida tudo o que vem fácil vai fácil, todo seu esforço será recompensado, quando você adquirir todo o conhecimento para ser um desenvolvedor, jamais precisará se preocupar com emprego, claro se você for bom no que faz.

As empresas disputarão os seus serviços, e você poderá escolher onde trabalhar. Poderá trabalhar por contar própria, prestação de serviço ou CLT. O esforço vale muito a pena. Eu recomendo.

Bom, espero que tenha gostado desse artigo e espero que você realmente não desista do seu sonho, ele pode esta mais próximo do que você imagina!

Não deixe de me seguir nas redes sociais, e sucesso para você!

Não deixe de conferir as surpresas incríveis que temos para você Nesse link

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Uilan S. Souza
Uilan S. Souza

Uilan, criador do Blog UilBlogNews formado em Analise e desenvolvimento de sistema pela Fatec, Desenvolvedor Web. Apaixonado pela tecnologia e por passar seu conhecimento adiante, o conhecimento deve sempre ser compartilhado só assim poderemos evoluir