Se você esta procurando emprego como programador e até agora não conseguiu, isso não quer dizer que você seja um programador ruim, apenas que você não esta conseguindo demonstrar suas verdadeiras habilidades.
Existem muitas vagas de programador que precisam ser ocupadas e com certeza em algumas delas você se encaixa, no entanto por algum motivo você não esta conseguindo se efetivar nessas vagas.
Eu inicie na área de TI como suporte técnico e fiquei um bom tempo trabalhando dessa forma, até que em um dado momento em minha vida eu resolvi mudar de área. Eu não sei se a maioria ou minoria veio da área de suporte técnico mas acredito que uma boa parte da área e TI esta trabalhando como suporte técnico e deseja entrar de vez na área de desenvolvimento de sistema.
Confira essas dicas valiosas abaixo:
Acredite em você mesmo.
Uma coisa que vejo muito, principalmente nas pessoas que estão iniciando na carreira, é o fato de não acreditarem em sí próprias. Se você esta com medo de conseguir um emprego e não dar conta da demanda, isso é totalmente normal. Quando comecei, sempre tive receio de não entregar as demandas, mas você deve tirar esse pensamento da cabeça até porque você não será o único da equipe e sempre terá pessoas que irão te ajudar caso você precise. Se você não acreditar em sí próprio, outras pessoas não acreditarão.
Planejamento sem ação é enganação
Você não deve ficar planejando por muito tempo o seu inicio na programação. Eu conheço muitas pessoas com um baita potencial para serem excelentes profissionais de desenvolvimento, porem ainda estão planejando entrar na área. Você nunca se sentirá pronto totalmente, sempre haverá uma nova linguagem a estudar, uma nova tecnologia ou um novo framework de javascript lançado (rsrs).
Enquanto você esta planejando, outras pessoas estão construindo suas carreiras. Não perca mais tempo planejando, se você quer mesmo conseguir um emprego como programador, pois o amanhã pode nem chegar ou você pode esta perdendo excelentes oportunidades.
Estudar demais
Um erro muito comum que vejo por ai é que as pessoas estudam muito e não colocam em pratica. Ué, mas estudar não é colocar em prática?… Na verdade .. não exatamente.. parece, mas são coisas um pouco distintas.
Quando você esta estudando, lendo livros, assistindo aulas ou mesmo escrevendo códigos, sobretudo com orientações de video-aulas ou livros, você não esta praticando efetivamente.
Experimente pegar um projeto novo, algo da sua cabeça… ai sim você vai esta praticando ou ainda, tente pegar algum freela, somente assim você vai estar crescendo como profissional.
Nunca Pare de estudar
É meio contraditório, no entanto tudo em excesso é prejudicial, mas você nunca deve parar. Saiba que os recrutadores sempre vão dar ênfase à suas “skills” e experiências anteriores. Sempre faça cursos na área. Entretanto, lembre-se também de outros pontos fundamentais como gramática, conversação e comunicação para que você seja um profissional completo.
3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.
Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!
Esteja sempre conectado com portais de noticias, livros, podcasts e redes sociais. Informação tem de sobra é só ficar antenado no que esta acontecendo no mundo a fora.
Não esta pronto
Se você estiver procurando emprego como programador, certamente em algum momento será convidado para uma entrevista, você deve estar preparado e tentar não ficar nervoso. Você precisa passar confiança para o recrutador, alem das seguintes dicas abaixo:
- Fale somente o necessário e essencial
- Demonstre interesse na vaga
- Dê ênfase às skills que você melhor domina
- Não mentir, diga somente a verdade.
Teste o mercado
Uma das melhores formas de você ver como esta o seu posicionamento no mercado é testar o mercado. Eu fiz isso e vou contar aqui minha experiência.
Eu me tornei um desenvolvedor na mesma empresa em que era suporte técnico, no entanto fiquei poucos meses como programador. Logo, não tinha nem um ano de experiência como Dev(cinco meses para ser exatos).
Então eu comecei a fazer entrevistas pra saber como era, o que pediam e como era os testes que aplicavam. E mesmo quando eu não era aprovado, eu até que gostava pois sempre recebia um fedback do processo seletivo…. Há! Eu fiz 3 entrevista e passei em duas.. No entanto não fui pra nenhuma empresa, pois estava com outros projetos 😉
Muitas empresas pedem conhecimentos que nem sabem se realmente é necessário para àquela vaga, e por esse motivo é extremamente importante que você se candidate para essas vagas.. Muito provável que você tenha o perfil daquela vaga.. só não sabe.
Não existe perfil 100% compatível com a vaga, então.. se aventure nessas vagas doidas ai que pedem até experiências na nasa.
Conclusão!
Pela experiêcia que eu tive, o processo de conseguir um emprego como programador esta mais ligado a parte pessoal e psicológica do que técnica.
A parte técnica você aprende estudando, mas a coragem, responsabilidade, a ação, e o caráter da pessoa, isso não se ensina. Muitos profissionais programadores estão desempregados porque não tiveram ação, a coragem de que precisavam para enfrentar o mercado, ficam se preparando, treinando, estudando, planejando e nunca executam nada.. e depois vão para as redes sociais dizer que o mercado de trabalho esta difícil.
Conseguir um emprego como programador é uma questão de escolha e não de sorte!
Se você leu até aqui e quer mudanças de verdade, não deixe de conferir nossas indicações para você alavancar a sua carreira.. acesse abaixo
Espero que tenha gostado desse artigo, não deixe de me seguir nas redes sociais 😉
3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.
Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!
Sobre o Autor