Como é o dia a dia de um programador Junior

Uilblognews
5 min readJan 15, 2020

Como é o dia a dia de um programador júnior. É muito comum as pessoas se perguntarem como é o dia a dia de um programador, afinal de contas, essas pessoas nunca tiveram essa experiência e essa curiosidade sempre aparecem ai nos temas mais pedidos por jovens programadores.

Bom, vamos lá! Eu vou sanar essa tua duvida. O dia a dia de um programador é muito relativo, principalmente se você for um desenvolvedor Junior. Inicialmente quando você entra na empresa, não tem conhecimento do negocio e muita das vezes, nem o próprio conhecimento da linguagem em si. Então você se pergunta “Se eu não conheço/domino a linguagem, serei demitido”? Na verdade a resposta é Não!

A Jornada do dia a dia do Programador

Quando você entra na empresa, não irá fazer muitas coisas relevantes porem não menos importante. E isso é completamente normal, afinal de contas você não conhece o negocio da empresa, a forma como a empresa trabalha, a metodologia e uma serie de processos que faz com que você de fato não faça coisas tãããão importante.

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

E tem mais um detalhe, até os programadores Pleno’s ou Sênior’s também não farão coisas muito relevantes, mais importante que a codificação em sí, é conhecer o negocio da empresa pois é o negocio da empresa que gera receitas e por isso esse conhecimento é tão importante.

Sentimento de inutilidade

Um sentimento que você vai sentir, que é totalmente normal é sentir-se um inútil. Você começa a achar que a empresa vai te mandar embora, pois como não esta contribuindo ativamente acha que é uma pessoa dispensável, mas eu lhe afirmo.. Você é muito importante para empresa.

Você nunca, jamais deve se sentir inferiorizado por conta disso, além do mais cada um tem um tempo de adaptação, uns mais outros menos, no entanto quando você é uma pessoa esforçada e focada, isso é perceptível para todos e não há necessidade de querer ficar mostrando isso a todos.. é um processo natural

Nunca pare de estudar

Você não deve parar de estudar. Se você quiser ser um desenvolvedor Pleno ou Sênior, sempre precisará estudar. O estudo deve fazer parte do seu dia a dia. Conforme vai se capacitando, as demandas na empresa vão ficando mais fácil de serem resolvidas e você tem um sentimento de conquista, de tarefa concluída e isso é muito bom pro seu profissional e também… sério … pro seu emocional.

É muito bom se sentir parte da equipe e você só sente parte da equipe quando realmente a suas tarefas agregam a todos do time. Para isso acontecer você precisar estudar e estar aberto a mudanças que sempre aparecem no meio do caminho.

Quando você já tiver um conhecimento bacana, começará a participar de reuniões, você dará opiniões, ideias e o mais legal.. as pessoas irão querer ouvir suas ideias e opiniões, pois agora tem conhecimento da linguagem e do negocio da empresa.

Evolução do Programador Junior

Olha, quando você iniciar na área, vai perceber que é uma área muito grande e que tem muitas oportunidades, sobretudo, para quem quer crescer. As empresas valorizam os programadores que querem crescer, claro que, isso não são todas, mas em sua grande maioria sim. Se uma empresa contratou você é porque deseja que você fique por muito tempo, até porque é oneroso demais ficar contratando e demitindo pessoas, uma vez que há custos de tempo, dinheiro e conhecimento perdido(aquela pessoa leva consigo).

Foque na sua carreira, sempre busque conhecimento e se relacionar bem com as pessoas que estão ao seu redor. Não existe mais aquela figura do programador solitário, onde ele fica em uma sala que não tem contato com ninguém.

Na situação atual do pais, existe pouca mão de obra qualificada, pessoas responsáveis e dedicadas, então se você for uma pessoa dedicada e esforçada é muito provável que a empresa vai investir no seu conhecimento. É difícil achar uma pessoa com essas qualificações, por isso é muito comum às empresas pagarem cursos, palestras e workshops para seus desenvolvedores.

O Conhecimento é sempre importante, mas trabalhar em equipe é extremamente um diferencial. Você vai perceber com o tempo que você só vai sair da área se realmente quiser.

Oportunidades nos Linkedin

Uma coisa muito bacana que acontece é que, depois que você entra na área começa a receber muitas oportunidades de emprego, principalmente pelo Linkedin. Claro! Você tem que deixar seu currículo atrativo e colocar somente coisas relevantes que agregam ao seu currículo.

Ebook do Desenvolvedor, acesse GRÁTIS \O/

Você se sente muito especial com essa quantidade de convites do linkedin, muitas pessoas com perfil de recrutador começarão a te enviar solicitação de conexão via linkedin, mas tenha cuidado.. Não é legal ficar pulando de empresa para empresa buscando apenas aumentos salariais Muitas das vezes o conhecimento e a experiência que você vai ter nessa nova empresa não será tão relevante quanto a empresa que esta no momento.. então… Cuidado

Conclusão!

O dia a dia de um programador júnior é um aprendizado constante, todo dia irá aprender algo novo. No inicio você entra mais para aprender do que para contribuir, pois até ter o conhecimento do negocio da empresa ou mesmo da metodologia ou a própria linguagem de programação que é usada ali, demora um pouco.. varia de 3 á 6 meses… ou mais… ou menos…

Você se sentirá um pouco inútil por não poder contribuir muito com a empresa e sentir-se um peso morto que só esta dando prejuízo pra empresa rsrs Olha.. em muitos casos, você achará que vai até ser demitido… Mas.. Relaxa.. é normal, os gestores sabem que até você “pegar no tranco” demora um pouco. E mesmo programadores Plenos ou Seniors tem essa dificuldade.

Continue estudando e se esforçando que o sucesso é garantido, lembre-se que o mercado esta com um déficit de profissional qualificado e que o mercado de TI é enorme.. oportunidade é o que não falta.. então mergulhe de cabeça nesse mundo.

Como Começar a ser um programador

Antigamente para ser programador era necessário ter uma faculdade, mas hoje em dia isso já não é uma verdade. Existe muitos programadores que sequer cursaram a faculdade. A Faculdade ajuda? Sim. É altamente necessária? Não!

Os cursos online hoje ja suprem a necessidade do mercado pois são altamente focados no que realmente importa. Você aprender o que as empresas estão usando.

Por isso pra você não perder tempo e de fato começar a entrar na área de desenvolvimento, podendo construir seus próprios sistemas, aplicativos ou até jogos online. Eu recomendo que você comece a fazer um curso de programação online.. e Como Bônus, vou deixar aqui abaixo 5 links interessantes pra você ja começar.. Aproveite que esses links estavam com desconto até a data da publicação desse artigo. Não perca tempo e acesso logo abaixo.

Nos vemos em um próximo artigo. Até lá

Originally published at https://uilblognews.com on January 15, 2020.

--

--