Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Como iniciar na programação? 8 Passos práticos para iniciar agora mesmo

Quando eu decidi ser programador, pensei. Como iniciar na programação de maneira certa?  Porque afinal de contas, muitas pessoas sempre dizem as mesmas coisas. Tem que estudar, se dedicar, se esforçar e bla bla bla.. Mas a verdade é que essas respostas são muito vagas, pouco objetivas e não traz informação nenhuma. E quando estamos no começo, realmente não sabemos nada de nada.

Como iniciar na programação

Bom, será que existe um passo-a-passo a seguir? Uma receita que me garanta ser um programador de sucesso? Bom, não existe uma receita que lhe trará 100% de resultados, mas existe sim um manual que seguindo-o, as chances de você se dar bem na programação é bem maior.

Antes de eu lhe entregar os 8 passos que vão lhe ajudar a ser tornar um programador, já vou logo lhe dizer que a sua motivação nunca deve ser o retorno financeiro. Porquê de fato, existem programadores que ganham salários bem altos, principalmente se considerar a média salarial do brasileiro, claro que ainda sim.. essa média acaba sendo distorcida pois poucas pessoas ganham muito e muuuuuitas pessoas ganham pouco.

1º Gostar de resolver problemas

Bom, passado a explicação que a sua motivação jamais deve ser baseada em retorno financeiros, vamos ao primeiro passo. 

Você precisa gosta de resolver problemas, o desenvolvedor é um solucionador de problemas, você não é contratado pra criar algo e sim pra resolver problemas de outras pessoas, por esse motivo que esse profissional é tão escasso, porque no mundo tem mais pessoas com problemas do que pessoas que resolvam problemas.

2° Não precisa de um computador potente

Essa duvida é bem comum nas pessoas que estão iniciando agora, mas a verdade é que algumas linguagens de programação exigem um certo recurso da máquina, porem outras não.

A linguagem de programação que você utiliza define os recursos que seu computador vai ter. O Javascript, por exemplo, é uma linguagem que utiliza poucos recursos da máquina, necessitando apenas de um navegador e um editor de texto. Claro que vai ser utilizado processamento de CPU e memoria RAM, porem não há necessidade de você instalar mais nada.

Não há necessidade de ter um computador de alta performace

Mas a verdade mesmo é que na maioria dos casos para iniciar na programação não será necessário um computador com tão alta performance, pois grande parte do  processamento sempre vai estar no lado do servidor, e não seu computador, que em muitos casos só terá um pequeno pedaço da aplicação.

3º Lógica de programação.

A lógica de programação é a espinha dorsal da programação, antes que você sai escrevendo qualquer código por ai, você precisa entender sobre lógica para iniciar na programação de maneira certa. Eu lembro em um curso técnico que eu comecei a fazer, no primeiro dia de aula o professor nos deu um trecho de código escrito em um papel de mais ou menos umas 10 linhas, a linguagem era C e ninguém da classe entendeu nada o que estava escrito lá! O Professor disse que até o final do semestre iríamos entender o que aquele código estava querendo dizer.  

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que eu aprendi com isso?  Que a linguagem de programação é apenas a ferramenta que você vai trabalhar, mas se você não souber manuseá-la de nada adianta.  E sim! Em menos de 6 meses já entendíamos o que aquele pequeno código estava dizendo…  Não me recordo o que era, mas era algo bem simples.

4º Versionamento de código

Imagine que você esteja fazendo um trabalho de escola/faculdade e você o nomeie com o nome “trabalho_de_portugues” e ai você mostra esse trabalho para a professora.  E ela diz que esta ok, porem só precisa melhorar a acentuação, então você volta pra casa, faz as modificações e renomeia ele com o nome “trabalho_de_portugues_com_acentuacao” e vai la e mostra novamente para a professora, ela diz que está bom, porem está com muitos erros de ortografia e que precisa melhorar. Ai novamente você volta pra casa, faz os ajuste renomeia o arquivo para “trabalho_de_portugues_corrigido_ortografia”

O Versionamento de código funciona mais ou menos assim, porem de forma mais organizada e você não precisará multiplicar os arquivos em sua pasta de trabalho e nem ficar mudando o nome do arquivo principal. Para  versionar nossos códigos, é comum utilizarmos Git.

Github é o local onde você armazena seu código, mas isso é artigo para um ouuutro dia

O Git é um gerenciador de versionamento, é uma ferramenta que você vai utilizar todos os dias no seu dia-a-dia de trabalho, então não deixe de entender como essa ferramenta funciona. Há! Git é diferente de Github viu!  Não vou entrar em detalhes, mas git é a ferramenta de versionamento e Github é o local onde você armazena seu código, mas isso é artigo para um ouuutro dia. 😉

5º Escolha uma linguagem

Assim que você aprender lógica de programação você vai escolher uma linguagem para trabalhar. Existe muitas opções no mercado. As voltadas para Back-end e as voltadas para Front-end.

A linguagens front-end tem como objetivo principal “conversar” com o usuário. São linguagens que tratam com exibição de telas, layouts, botões, formulários, aplicativos e etc.

Já as linguagens Back-end tem como objetivo principal fazer a “roda girar”, é como se fosse o motor de um carro. As linguagens back-end conversam com servidores, banco de dados, aplicativos  e até  com a própria tela do Front-end.

6º Ser autodidata

Se você realmente quiser iniciar na programação, precisará ser uma pessoa que tem a capacidade de aprender por conta própria, ser curioso e buscar respostas para às suas perguntas.  A Tecnologia se desenvolve de uma forma muito rápida, e sabemos que é impossível acompanha-la, por esse motivo você precisará sempre está estudando.

Essa habilidade é primordial para você se manter atualizado e sempre disputado pelas empresas, até porque nenhuma empresa quer um funcionário “legado” e ultrapassado em suas equipes.

7º Entre em grupos e fóruns

Os grupos e os fóruns são excelentes ferramentas para tirar dúvidas. Além de pode contar com o apoio dos membros, existe também a publicação de eventos da na nossa área, o que contribui bastante para a formação de um bom profissional de TI, sem contar que também sempre rola umas vaguinhas de emprego por lá.

Eu sempre estou nos fóruns. Alias..  eu tenho um canal no Telegrama que compartilho algumas sacadas de programação, vou deixar o link aqui. Também vou deixar o link de  um grupo de programação no Telegram que me ajuda bastante.

8º Youtube não te torna profissional

O Youtube é uma ótima plataforma para consumir conteúdos, seja conteúdos úteis ou inúteis. Vou te contar a verdade que ninguém conta. Talvez nem todos concordem comigo, mas vamos lá!

O Youtube vai te ajudar muito na sua carreira de desenvolvimento para você iniciar na programação, pois lá você aprende muita coisa, mas eu não acredito que você vá se tornar um profissional completo só consumindo vídeos do Youtube.

Você não vê um dentista que aprendeu tudo que ele sabe no YouTube, ou um advogado, ou ..  mesmo um técnico de informática. Sempre teve um curso por de trás. O Youtube sempre vai ser o seu suporte, para tirar dúvidas e aprender coisas novas, mas dificilmente você vai encontrar um curso que vai te ensinar passo-a-passo e com suporte às suas dúvidas.

Se você quer ser um programador de verdade, que consiga aprender de fato a programar desde o básico (lógica de programação) até você conseguir construir sua aplicação, ou o seu próprio sistema e ainda conseguir fazer uma grana legal com isso,  será imprescindível você  fazer um curso.

Se você ainda não sabe se quer trabalhar com Front-end ou Back-end, eu indico que você faça o curso Pacote fullstack, pois nele são 4 cursos pelo preço de 1. Além de você aprender linguagens Back-end como PHP e NodeJs entre outras, você também aprende  front-end que contempla  Javascript, Css, HTML  e etc.  Há claro! Além de Photoshop, git, Docker, mysql e um monte de outras coisas..  Para conhecer e se inscrever nas ultimas vagas basta clicar aqui.

Conclusão

Para iniciar na programação exige sim um pouco de esforço, mas não é nada que você não consiga. Estudos vão fazer parte da sua vida, noites um pouco mal dormidas também, mas não tem nada mais gratificante do que trabalhar em algo que se ama. Ver suas ideias saírem do papel em forma de aplicativos ou sistemas, é muito bom e vale todo o esforço e estudo.

Quando eu decidi me tornar programador, estudei bastante, sempre fui muito curioso, e segui todos os passos que descrevi acima.  Eu demorei mais ou menos uns 8 meses pra me tornar programador, e depois de 1 ano já estava ganhando o dobro do meu salário.

Se eu consegui você também consegue.

Eu espero que você tenha gostado desse artigo, não deixe de me seguir nas redes sociais e me conte um pouco aí nos comentários, como estão seus planos para esse ano para você se tornar um desenvolvedor.

Sucesso pra você e nos vemos em um próximo artigo

💥Link úteis pra você conhecer😉

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

3 Passos simples para você entrar na área de programação em até 6 meses.

Os 3 passos que Segui para entrar na area de programação e ter sucesso como programador profissional Vou mandar no seu Email esse Ebook que mudou minha vida!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Uilan S. Souza
Uilan S. Souza

Uilan, criador do Blog UilBlogNews formado em Analise e desenvolvimento de sistema pela Fatec, Desenvolvedor Web. Apaixonado pela tecnologia e por passar seu conhecimento adiante, o conhecimento deve sempre ser compartilhado só assim poderemos evoluir